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Nossos Serviços

Implantação​​​​​​​​​​​​​​

Implantação

O serviço de implantação é prestado pelos nossos técnicos de implantação para atender diferentes necessidades do cliente, tais como: assessoria para instalação do aplicativo em servidores e estações; parametrizações e configurações do sistema, levantamento de necessidades específicas para orçamento de customização, treinamento dos usuários nas funcionalidades do ERP.


Ao adquirir a licença de uso de um sistema de gestão, o cliente pode optar pela contratação de um pacote de horas de serviço para assessoria de implantação do sistema, geralmente estimado pelo histórico de projetos já executados.


No entanto, sabe-se que existem dezenas de variáveis que podem alterar a demanda deste serviço de assessoria de implantação. Por este motivo, caso faltem horas o cliente poderá adquirir um novo pacote de horas conforme sua necessidade.


Caso sobrem horas ao final do projeto, o mesmo poderá ser abatido em valores de mensalidade do suporte. Outra opção de contratação deste serviço, é a aquisição sob demanda, onde mensalmente o cliente estabelece um cronograma de atendimentos até quando a mesma achar conveniente e a Worksolution fatura há cada período as horas de serviço prestada.


É importante frisar que todo serviço de implantação é acompanhado por um gestor ou supervisor de projeto, que são profissionais com larga experiência em projetos de software de gestão, com conhecimento aprofundado nos sistemas e visão diferenciada das ferramentas fornecidas. Além de gerenciar o cronograma do projeto, a participação deste profissional é essencial para apoiar o alinhamento dos processos ao sistema e garantir a satisfação da empresa contratante.


O serviço do técnico de implantação pode ser realizado de forma presencial ou remota e todas as tarefas realizadas por estes profissionais são documentadas, ficando disponível para consulta através da internet. Também mantemos uma rede de Unidades de Negócio em diferentes estados brasileiros, onde profissionais certificados prestam este serviço de apoio a implantação de seus sistemas.


Este é um dos serviços mais importantes para o sucesso de um projeto de ERP e dependerá da parceria entre os envolvidos (profissionais do fornecedor e do cliente). Por este motivo, o serviço do técnico de implantação possui diversos pontos de controle de qualidade, como por exemplo, as duas pesquisas de satisfação permanentes aplicadas ao longo do projeto. Veja mais no item “Gestão da Qualidade” deste documento


Suporte Técnico​​​​​​​

Suporte Técnico e Implantação de Sistema


O serviço de Suporte Técnico é responsável por auxiliar os usuários do sistema de gestão na aprendizagem do software antes e depois da entrada em operação do ERP. 


A iniciativa dos usuários no manuseio dos sistemas e no contato dos mesmos com os analistas de suporte, é essencial para uma implantação bem sucedida e produtividade elevada dos processos atendidos pelo software, assim como, a geração de retorno financeiro esperado do projeto. Outra importante função do suporte técnico está ligada à instalação de atualizações do sistema de gestão, em especial daquelas ligadas a alterações de legislação.


Ao firmar o contrato de suporte técnico, o cliente tem direito a receber estas atualizações de software sem custos adicionais. Ainda é adequado ressaltar que nos tempos atuais – em que o cumprimento de obrigações legais como Nota Fiscal Eletrônico e SPED são vitais para o funcionamento de qualquer empresa nacional – é extremamente importante garantir o acesso a estas atualizações do sistema de gestão dentro dos respectivos prazos.

Programação​​​​​​​

Nossa fábrica de software é responsável por prestar o serviço de programação para customizações específicas de sistema – atendendo demandas do cliente – e trabalham permanentemente evoluindo os sistemas a partir de atualizações legais e melhorias pesquisadas no mercado.


No que se refere ao atendimento de demandas específicas, através da requisição de customizações de software o cliente pode implementar funcionalidades exclusivas para o seu negócio, a partir de necessidades já existentes ou novos processos a serem definidos. Contudo, é importante destacar a abrangência e diferenças entre “Configurações nativas do ERP” e “Customizações via Desenvolvimento”. 


A Worksolution possui diversos recursos para configuração e adaptação de seu ERP, onde o técnico de implantação alocado poderá fazer inúmeros ajustes para utilização do sistema (regras, relatórios, etc). Cerca de 90% dos projetos de implantação possuem necessidades específicas de adaptação que são implementadas com estes recursos do sistema. Entretanto, o restante dos projetos acabam por demandar horas de programação ou desenvolvimento e estas horas geralmente não estão inclusas na proposta, podendo gerar orçamento complementar, posteriormente.


Esta equipe de programadores também é essencial para atender demandas legais da esfera municipal, estadual e federal, disponibilizando dentro dos prazos vigentes as atualizações de versão para seus clientes instalarem junto com a equipe de suporte técnico.


Atualmente, pode-se afirmar que é imprescindível selecionar um fornecedor de sistema de gestão que possua fábrica própria de software e uma equipe relevante de programadores, para ter a flexibilidade necessária para atender as necessidades de cada empresa e as demandas legais, garantindo a operação contínua das empresas usuárias do software.

Programação

Conversão de Dados​​​​​​​

Pós-Implantação


Finalizada a etapa base de implantação do sistema de gestão, a Worksolution também oferece o serviço de pós-implantação. Com tarefas semelhantes ao serviço de implantação, a equipe de pós-implantação tem seu foco mais voltado para implementação de novas configurações, treinamento de novos funcionários do cliente e outras demandas oriundas do uso e das operações da empresa contratante ou do ambiente inserido.


Neste aspecto, de continuidade e manutenção dos sistemas dentro das corporações, é oportuno refletir que a dependência das empresas aos recursos de tecnologia da informação – em especial, ligadas a obrigatoriedades legais – faz com que os fornecedores de software tornem-se parceiros estratégicos de longo prazo. Por esse motivo é importante selecionar um parceiro comprometido e que tenha condições de prestar serviços ao longo de muitos anos.

Pós-Implantação​​​​​​​

Conversão de Dados

Outro serviço atendido pela Worksolution através de sua fábrica de software – que pode ser opcionalmente requisitado pela empresa contratante – trata-se da conversão de dados do sistema a ser substituído (caso exista) para o novo sistema a ser implantado.


Atualmente a Worksolution disponibiliza este serviço em duas modalidades distintas. Na primeira modalidade o contratante faz a preparação prévia dos dados, disponibiliza em formato excel e envia para a equipe da Worksolution importar para o novo sistema. Neste caso, a conversão de dados é realizada sem custos adicionais para o cliente. Na segunda modalidade, a equipe de programadores extrai os dados diretamente do sistema a ser substituído e importa para o novo sistema. Neste formato, são faturadas as horas de acordo com o serviço prestado, ao custo de tabela vigênte na época.


Cita-se ainda que – independente da modalidade selecionada – este é um serviço que exige envolvimento relevante da contratante, uma vez que, a mesma possui o conhecimento detalhado das informações de sua empresa e poderá validar os dados convertidos pela equipe.

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